Utilizamos cookies - eles nos ajudam a oferecer uma experiência online melhor.
Ao utilizar nosso website você concorda que podemos guardar e acessar cookies de seu aparelho.

Guia do Iniciante

Este é o guia rápido do Hattrick. Para informações mais detalhadas consulte o manual.

Sua função

Você é o(a) administrador(a) e tem o controle de tudo que está relacionado ao clube. Você planeja as táticas e a estratégia, decide o que vai treinar e seleciona os jogadores que devem jogar. Você compra e vende jogadores, investe em melhorias no estádio e muito mais.


Dinheiro

O dinheiro é importante; assim, pense cuidadosamente em como vai gastá-lo. Um bom conselho no início é não gastar em nada até que você saiba o que é importante e onde o dinheiro será melhor utilizado.

Você recebe dinheiro de partidas, patrocinadores, torcedores e da venda de jogadores. O dinheiro é utilizado para cobrir despesas relacionadas aos salários dos jogadores, aos assistentes, à manutenção do estádio - mas também para investir em novos jogadores e em melhorias no estádio.


Jogadores

Gaste um pouco de tempo para conhecer seus jogadores e suas habilidades. Clique nos links de habilidade para verificar onde eles estão localizados na escala de habilidades. Seu treinador também selecionou seus jogadores-chave na opinião dele para ajudá-lo a começar.

A maior parte dos jogadores utilizará várias habilidades, mas enquanto você ainda está no início é melhor se concentrar em suas habilidades principais:


Posição Habilidade principal
Goleiro Goleiro
Defensores Defesa
Meio-campistas Armação
Alas Ala
Atacantes Finalização

Partidas

Uma temporada no Hattrick dura 16 semanas: 14 rodadas no campeonato, uma semana para repescagens e uma semana sem atividades no campeonato. Você joga partidas de campeonato aos fins de semana; no meio da semana, são disputadas as partidas de Copa e os amistosos. Se há uma coisa que você precisa fazer como administrador é submeter ordens de jogo para suas partidas.

Também certifique-se de arrumar um amistoso semanal, se você já estiver fora da Copa. Utilizando a lista de amistosos é bem rápido. Jogar amistosos significa que você pode treinar mais jogadores a cada semana e tirar o máximo proveito de seu treino, visto que isso é muito importante para ter êxito no progresso de sua equipe.


Partidas: o básico

Simplificadamente, a simulação de uma partida é feita em três passos. Em cada tempo, um número de ataques é realizado:

  • Seu meio de campo batalha contra o meio de campo adversário para conseguir cada ataque; o mais forte dos dois tem mais chance de consegui-lo. A habilidade de armação de seus meio-campistas é o que é o mais importante para seu meio de campo.
  • Quando seu meio de campo “ganhou” um ataque, decide-se que tipo de ataque ele é (pela esquerda, pela direita, pelo meio ou bola parada).
  • Seu ataque por aquele setor é então confrontado com a defesa de seu adversário naquele setor. A habilidade de finalização de seus atacantes é a mais importante, sobretudo para seus ataques pelo meio, enquanto a habilidade de ala de seus alas vai ajudar bastante em seus ataques laterais.

Treino

O treino é sua principal ferramenta para melhorar seu time e também é uma boa maneira de conseguir dinheiro (mais detalhes abaixo).

Como um time iniciante recomendamos que você escolha uma habilidade ‘primária’ para treinar, tal como goleiro, defesa, armação ou finalização e mantenha o treino desta habilidade por um tempo antes de mudá-la.

O efeito do treino é aplicado uma vez por semana. Para que um jogador receba o treino total da habilidade é necessário que ele jogue na posição correspondente por 90 minutos em partidas durante a semana. Jogar mais que isso não lhe dá efeito extra de treino. Assim, para receber o treino total de armação um jogador precisa jogar como meio-campista, da mesma forma, para receber o treino total de finalização ele precisa jogar como atacante e assim por diante.


Transferências

Você compra novos jogadores no mercado de transferências, que é também onde você vende seus próprios jogadores. Um bom conselho é verificar a ‘comparação de transferências’ para ter uma ideia de quanto um certo jogador normalmente custa.


Assistentes

Os assistentes contribuem para o desenvolvimento de seu clube de diversas formas. Os treinadores auxiliares, por exemplo, aceleram o treino e podem ser um boa escolha inicial para um time novo. Quanto maior o nível do assistente, maior será seu salário. Assistentes de alto nível podem ser bem caros; então evite-os até que tenha certeza de que eles são o que você precisa. Você encontra mais informações sobre assistentes no manual.


Estádio

Em algum momento você vai querer ampliar seu estádio, mas uma boa dica é fazer isto depois que você consiga encher o seu estádio atual regularmente. Ampliar o estádio antes disso é jogar dinheiro fora.


Juniores

Recrutar seus próprios jogadores junior é uma maneira divertida de conseguir novos jogadores para seu time, mas, como há alguns custos relacionados a isso, recomendamos que você espere até ter um entendimento melhor do jogo e não desperdice seu dinheiro.


Estratégias para montar um time

Como um time iniciante, uma boa estratégia é construir para o futuro ao invés de pensá-lo para o momento. O futuro de seu time provavelmente pertence aos jogadores jovens; assim, construir seu time ao redor deles é um bom conselho. Às vezes, é até recomendável que você venda seus melhores jogadores para levantar recursos para comprar jovens talentos.

Tenha foco no treino e construa uma parte do time por vez. Deixe seus jogadores titulares disputarem as partidas do campeonato e então compre alguns jogadores (jovens razoável-bom na habilidade que você está treinando) para jogar os amistosos apenas para treiná-los na habilidade. No começo de sua carreira não é má ideia ter jogadores para treinar jogando também nos jogos de campeonato, se você tiver recursos para isso. Esses jogadores podem posteriormente (quando suas habilidades melhorarem alguns níveis) ser vendidos por um preço maior (espera-se) que o que você pagou por eles - gerando algum dinheiro para que você possa continuar fortalecendo seu time.

Utilize formações de jogo que maximizem o treino, pelo menos em partidas amistosas. Se você, por exemplo, treina finalização, pelo menos uma vez por semana jogue com formações que utilizam 3 atacantes - pois, assim, mais jogadores recebem o treino pleno na habilidade. E se você treina defesa, jogue com uma formação que utiliza 5 defensores.


 
Server 071