Utilizamos cookies - eles nos ajudam a oferecer uma experiência online melhor.
Ao utilizar nosso website você concorda que podemos guardar e acessar cookies de seu aparelho.

Ajuda »   Manual »   Psicologia 

Psicologia

Administrar um time de futebol não é apenas pensar em treinos e táticas, mas também no lado psicológico dos atletas. Seu time precisa querer ganhar e precisa acreditar nele mesmo. O aspecto psicológico do seu time afeta os resultados de suas partidas, enquanto os resultados das partidas afetam o lado psicológico do time.

Espírito de equipe

O ambiente no seu time tem grande influência sobre o desempenho de seus jogadores. O espírito de equipe afeta suas notas de meio-campo e quanto maior for o espírito de equipe melhor será o desempenho do seu meio-campo. Isto, por sua vez, determina o total da posse de bola que a equipe terá. O espírito de equipe pode ser afetado por uma série de elementos, em particular a liderança de seu treinador, a orientação do time determinada para cada partida, as transferências de jogadores e o psicólogo.

Autoconfiança

Seus jogadores precisam acreditar neles mesmos para terem um bom desempenho. Um time com baixa autoconfiança terá problemas em aproveitar as oportunidades que surgem. Níveis elevados de autoconfiança normalmente são uma boa coisa, a menos que sejam altos demais, quando os jogadores começarão a subestimar adversários mais fracos (veja abaixo para mais informações). A autoconfiança de um time é refletida nas notas do ataque. Ela depende largamente dos resultados dos jogos anteriores, mas ter um psicólogo e um técnico com liderança alta também pode ajudar a melhorá-la.

Orientação do time

Antes de cada partida oficial você dirá aos seus jogadores o quão importante é aquela partida. A orientação do time ajudará a determinar quanto da posse de bola você terá. Você tem três alternativas:

Jogo decisivo: Seus jogadores farão todo o possível para vencer essa partida. Contudo, imediatamente após o jogo, o espírito de equipe irá cair, o que significa que seus jogadores não conseguirão dar o máximo de si nas próximas partidas.

Normal: Os jogadores jogam normalmente.

Jogo tranquilo: Seus jogadores serão instruídos a jogarem de forma mais relaxada, pois haverá jogos mais importantes nos quais eles deverão se concentrar mais adiante. Imediatamente após a partida o espírito de equipe irá aumentar e seus jogadores terão melhor rendimento nas próximas partidas.

Personalidade do jogador

Todos os jogadores têm uma personalidade própria. Jogadores desonestos e agressivos tendem a ser advertidos com cartões amarelos e são expulsos com maior frequência. A liderança é importante para o capitão de seu time e para o seu treinador.

Eventos psicológicos de jogo

A maneira que uma partida se desdobra pode impactar no comportamento dos jogadores, quaisquer que sejam as instruções dadas pelo técnico. Tais eventos psicológicos podem ter grandes impactos numa partida específica, mas não afetarão por si sós o espírito de equipe ou a autoconfiança de jogos futuros. Um time que tem uma vantagem de dois gols no placar começará automaticamente a perder seu ímpeto de ir ao ataque, focando mais na defesa. Esse efeito ficará mais forte com o aumento da vantagem no placar: cada gol a mais diminuirá as notas de ataque em 9% e aumentará a defesa em 7,5%. Caso a vantagem no placar diminua, o processo será revertido. Há um limite máximo de 8 gols de diferença, quando as notas do time pararão de variar.

Em algumas situações, times conseguem resistir a esse efeito psicológico. Se um time foi orientado que tal partida era um "Jogo Decisivo", eles não recuarão, mesmo que estejam com uma grande vantagem no placar. O mesmo vale se o time jogar uma final de Copa Nacional, de Hattrick Masters ou a última rodada da temporada de um Campeonato. Em competições de seleções, as equipes não irão recuar à partir dos jogos de quartas de final, nas Copas Continentais e na Copa das Nações, e de semifinais, na Copa do Mundo.

Ademais, um time jogando estranhamente muito mal no primeiro tempo pode tomar um esporro do técnico no intervalo e conseguir se organizar para jogar melhor o resto da partida.

Subestimação

Caso você esteja enfrentando um time em uma posição pior que a sua e sua autoconfiança está em boa ou acima, seus jogadores podem subestimar seu oponente e jogar abaixo de sua capacidade normal. O risco de subestimar seu adversário depende da diferença de pontos e de posição entre os times, de seu nível de autoconfiança e da orientação do time para a partida. Quanto maior a diferença, quanto maior o nível, etc., maior é o risco. A única maneira de evitar completamente o risco de subestimação é jogar em 'jogo decisivo'.

Caso você subestime seu adversário, a diferença de pontos, o nível de autoconfiança, a orientação do time e se você joga em casa ou fora decide quanto você o subestimou. Contudo, dependendo do resultado, você pode se recuperar no intervalo: recuperação plena se estiver perdendo, 2/3 no caso de empate e 1/3 caso você esteja vencendo por um gol de vantagem.

A subestimação pode acontecer apenas em partidas do campeonato, mas apenas após as três primeiras rodadas.

 
Server 070