Utilizamos cookies - eles nos ajudam a oferecer uma experiência online melhor.
Ao utilizar nosso website você concorda que podemos guardar e acessar cookies de seu aparelho.

Ajuda »   Manual »   Treino 

Treino

Toda semana você pode escolher em qual tipo de treino os seus jogadores devem se concentrar nas sessões de treino. O efeito do treino semanal sempre aparece durante as atualizações do treino na quinta ou sexta, dependo do país. O tipo de treino selecionado quando a atualização se inicia é o que será treinado naquela semana. Alterações na forma atual e da curva de forma dos jogadores também acontecem neste momento.

Idade e nível de habilidade do jogador

Jogadores mais jovens em geral aprendem mais rápido do que mais velhos, mas quanto seu jogador aprenderá a partir do treino também depende do nível em que ele está - quanto mais baixo, mais rápido o treino.  O treino de habilidades em níveis muito baixos é muitas vezes mais rápido que em níveis de habilidade medianos, e o treino de habilidades em níveis muito altos é mais lento que em níveis de habilidade medianos.

Além da idade e nível de habilidade há quatro fatores que decidem os efeitos do treino: A intensidade do treino, tipo de treino, a quantidade de treino de resistência e a equipe técnica (treinador e auxiliares).

Intensidade do treino

Quanto mais forte for o treino, melhor fica a forma do time em geral, e os efeitos do treino aumentam. Você decide a intensidade do treino fornecendo um número entre 0 e 100.  As desvantagens, de um alto nível de intensidade é que os riscos de contusões aumentam. Você terá que decidir qual nível intensidade mais adequado para você - pergunte a outros usuários nos fóruns.

Diminuir a intensidade significativamente pode dar uma 'turbinada em uma dose' ao espírito de equipe. Uma vez que você tiver ordenado aos seus jogadores a treinar com maior intensidade novamente, seu espírito de equipe compreensivelmente cairá com a notícia. Se você quer mudar a intensidade do treino por favor tenha em mente que o novo valor deve ser inserido na última atualização antes da atualização do treino.

Tipo de treino

Há 11 tipos de treino para se escolher (12 no time de Juniores). Todos eles melhoram o seu time em algo. Os diferentes tipos de treino são descritos na tabela que será mostrada mais abaixo.

Equipe técnica

Se você tem um bom treinador, o treino será mais efetivo do que se você tiver um ruim. Assistentes de treinador também aumentam o efeito do treino.

Treino de resistência

Resistência deve ser treinada toda semana, como uma percentagem do treino total do time. Sua eficiência cairá em níveis de alta intensidade - é melhor treinar um pouco toda semana do que muito de vez em quando.  Jogadores mais velhos precisarão de mais treino toda semana para manter um certo nível de resistência, o que significa que os usuários terão que encontrar a parcela apropriada de treino de resistência para seu time e ambições.  Jogadores que jogaram 90 minutos ou mais durante a semana pelo seu time recebem 100% do efeito do treino de resistência. Jogadores que jogaram menos de 90 minutos (reservas que entraram em campo, por exemplo) recebem 75% do efeito, além de uma porcentagem por cada minuto jogado. Outros jogadores que não jogaram pelo seu time durante a semana, mas que estejam em condições de treinar (jogadores contundidos por uma semana ou menos) recebem apenas metade do efeito. Jogadores lesionados não recebem treino de resistência.

O treino de resistência afeta a forma geral do seu time negativamente; quanto mais resistência você treinar, maiores serão os efeitos negativos na forma.  Note que apenas a forma atual, não a curva de forma, é afetada pelo treino de resistência.

Princípios básicos

A quantidade de treino que um jogador recebe depende de quantos minutos ele jogou pelo seu time na posição de treino durante a semana em uma partida competitiva ou em um amistoso. Partidas jogadas por outros times contam apenas para as atualizações de forma e não contam para o treino. Se um jogador não foi visto em "ação ao vivo" ou não jogou pelo menos 1 minuto durante a semana, ele não receberá treinamento. Um jogador pode receber 90 minutos de treino durante a semana. Jogar mais que 90 minutos numa posição de treino não o fará receber mais treino. Jogar menos, por exemplo 50 minutos, fará com que ele receba menos treino - neste caso, 50 minutos em 90 possíveis.

Caso um jogador tenha jogado em posições diferentes durante a semana, os 90 minutos que lhe garantem o melhor treino serão escolhidos durante a atualização de treino. As ordens individuais da partida não interferem no treinamento.

Jogadores em uma posição de ala receberão apenas metade do treino quando treinados em armação. O mesmo vale para os laterais quando treinam ala.

Não importa se o jogador joga um amistoso, uma partida da Copa ou uma partida do campeonato - todos são igualmente eficazes do ponto de vista do treino. No entanto, se você não tiver jogadores suficientes no elenco para preencher a escalação para uma partida competitiva, você dará ao adversário uma vitória por W.O. Nesse caso, você perderá apenas o treino daquela partida específica. Todo o treino da semana não será perdido. Por outro lado, se sua equipe comparecer a uma partida oficial, mas seu oponente não, você vencerá por W.O. e os 11 jogadores iniciais receberão treino normalmente, mas não ganharão experiência.

Parênteses indicam pequenos efeitos. Parênteses duplos indicam efeitos muito pequenos.

Tipo de treino Melhora ...para...
Bola parada Bola parada Todos os jogadores na partida, 25% de bônus para o batedor de faltas e goleiro
Defesa Defesa Defensores ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Finalização Finalização Atacantes ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Ala Ala Alas (Laterais) ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Finalização e Bola Parada (Finalização) (Todos os que jogaram)
(Bola parada) ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Assistências Assistências Meio-campos, alas e atacantes ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Armação Armação Meio-campos (Alas) ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Goleiro Goleiro Goleiros
Assistências (Defensores + Meio-campistas) Assistências Defensores, meio-campos e alas ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Defesa (Defensores + Meio-campistas) Defesa (Goleiros, defensores, meio-campos e alas) ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Ala (Alas + Atacantes) Ala Atacantes e alas ((Todos os jogadores que jogaram a partida))
Individual (apenas Escola de Juniores) Habilidade(s) importante(s) para a posição jogada na partida (Todos os que jogaram)

Exemplo

O time treina "Ala" essa semana. Lembre-se que o dia real da partida pode variar - domingo refere-se à partida do campeonato do final de semana enquanto quarta é a partida da Copa/amistoso no meio da semana.

  • Arthur Antunes jogou 90 minutos como ala no último domingo mas perdeu o jogo de quarta. Ele receberá os 90 minutos de treino completo de ala.
  • Homer Simpson jogou 90 minutos como ala no domingo e 90 minutos como atacante na quarta. Ele também recebe 90 minutos do treino completo de ala.
  • Carlos Torres jogou 50 minutos como ala no domingo e 90 minutos como lateral na quarta. Ele recebe 50 minutos de treino completo de ala e 40 minutos de treino de ala com menor efeito.
  • Dario dos Santos jogou 40 minutos como ala no domingo e 90 minutos como atacante na quarta. Ele recebe 40 minutos de treino completo de ala e 50 minutos de treino de ala com um efeito muito pequeno ("osmose").
  • Josino José jogou 90 minutos como lateral tanto no domingo quanto na quarta. Ainda assim, ele só receberá 90 minutos do treino de ala com um efeito menor.
  • Edson Arantes não jogou nem no domingo nem na quarta. Ele não melhora sua habilidade em nada.

Queda de habilidade

Quando um jogador se aproxima dos 30 anos, ele perde um pouco de suas habilidades a cada semana. O tamanho dessa perda depende da idade e do seu nível de habilidade. Quanto maior for o nível de habilidade, maior a queda. Jogadores mais velhos também sofrem maiores quedas que jogadores mais jovens.

 
Server 070